Pages

domingo, 22 de setembro de 2013

Baixando e Instalando a Loja Virtual Magento em Pt-br

Fala Galera!

Hoje eu vou ensinar como baixar e instalar o Script de loja virtual grátis Magento!

Vamos começar...


Você pode ver este vídeo

Ou seguir este tutorial...

Baixando

1- Você pode ir ao link de download clicando aqui (http://www.magentocommerce.com/download). Neste link você verá as últimas versões lançadas para a Magento, você seleciona a versão que você deseja baixar no drop down e clica em download.



1.1- Ou você pode escolher uma versão mais antiga clicando em "Release Archives", lá você seleciona a versão que você deseja baixar no drop down e clica em download.



1.2- Você precisa estar logado para fazer o download, quando você clicar em download irá aparecer uma janela para login, caso você já tenha uma conta, simplesmente coloque os seus dados e clique em "LOGIN AND DOWNLOAD", caso você ainda não tenha uma conta clique em "CREATE AN ACCOUNT NOW!", após a criação de sua conta faça o download.



1.3- Caso o seu download não inicie automaticamente, clique no link escrito "click here".




2- Como iremos instalar a Magento em Português, precisamos agora baixar a tradução Pt-br, para fazer o download clique aqui (http://www.magentocommerce.com/translations)



2.1- Desça a página até achar a tradução escrita "Portuguese (Brazil)" e clique em "Select" na linha desta tradução.





2.2- Agora nesta página clique em "Package" abaixo de Download e  faça download da tradução para sua máquina.






Instalando

1- Coloque os arquivos que você baixou em uma mesma pasta, e os extraia, tanto o script da Magento, quanto a tradução, caso apareça uma mensagem perguntando se você deseja substituir os arquivos quando você extrair, aperte sim. Após extrair os arquivos você deve fazer upload deles via FTP para o seu servidor. 



Ou fazer upload dos arquivos zipados para o seu servidor e extraí-los lá.




2- Agora nós iremos começar a instalação. Para isto, nós precisamos ir na URL referente a pasta em que fizemos upload no servidor, por exemplo, caso você tenha feito o upload na raiz do seu domínio em seu servidor você deve entrar em sua URL principal  www.seudominio.com, caso você tenha feito upload em um subdomínio você estra no link de seu subdomínio  sub.seudominio.com, e do mesmo jeito se você fez upload em outra pasta, www.seudominio.com/pasta/.

Quando você entrar na URL em que você fez upload dos arquivos, você será automaticamente redirecionado para a instalação da Magento.

Neste primeiro passo da instalação você deve aceitar os termos e condições clicando no checkbox e clicar em "continue".





3- Neste passo nós precisamos escolher o idioma, como iremos instalar em português brasileiro, procure no primeiro dropdown escrito "Locale" por "Português (Brasil)/Portuguese (Brazil)" e selecione, espere a página recarregar. Pronto, tudo já vai estar em português. Caso nós não tivéssemos feito o upload do pacote de linguagem em português, a página iria recarregar e ficar em inglês, pois nós não teríamos a tradução no sistema.



3.1- Agora nós iremos alterar o fuso horário, para isto clique no dropdown fuso horário e selecione o fuso horário para o Brasil, "E. South America Standard Time (America/Sao_Paulo)".




3.2- Agora vamos selecionar a moeda, real brasileiro, para nossa loja. Clique no último dropdown e selecione "Real brasileiro". E clicar no botão "continue"




4- Agora nós vamos colocar as configurações da loja. O tipo de Banco de Dados não precisa ser alterado, pois o único aceito pela Magento é MySQL, ou seja, você precisa usar um banco MySQL.

No formulário do "Servidor", caso o seu bando de dados seja localhost, você só precisa deixar localhost, caso contrário você coloca o caminho de seu banco de dados. 

No formulário do "Nome do banco de dados", você coloca o nome do banco de dados que você utilizará na loja.

No formulário do "Nome de usuário", você coloca o nome do usuário de seu banco de dados, o usuário precisa ter acesso total ao seu banco de dados.

No formulário de "Senha de usuário", você coloca a senha referente ao usuário do banco que você irá usar.

No formulário "Prefixo de tabelas", você pode deixar em branco, esta opção é útil somente se  você não estiver usando um banco exclusivo para sua loja, o prefixo que você colocar irá aparecer na frente de tudo da sua magento no seu banco de dados, para que não haja conflitos.

No formulário "URL base", a magento pegará automaticamente a URL que está sendo usada na instalação.

No formulário "Caminho da administração" você pode escolher qual o nome da pasta que será usada para que você entre como administrador em sua loja. Como padrão é colocado "admin", mas você pode alterar para qualquer nome que você desejar. Com o padrão sua URL de administração(backend) será "www.seudominio.com/admin" caso você personalize será "www.seudominio.com/urlpersonalizada".

Os checkbox podem ser deixados como o padrão, não precisa ser alterados.

No dropdown "Save session data in" você escolhe onde quer salvar os dados, no banco de dados, ou no sistema. Eu recomendo no sistema para seu banco de dados não ficar muito pesado.

Após todas as alterações, clique no botão "continue".




5- Agora vamos preencher a etapa "Criar conta de administrador".

No primeira parte você preenche suas informações pessoais, nome, sobrenome e email.

Na segunda parte você coloca as informações do usuário para login na administração de sua loja. Escolha o utilizador, o usuário que será usado para login em sua área administrativa. Escolha também sua senha, a senha deve ter no minimo 7 caracteres, e conter letras e números.

A "Chave de criptografia" você pode deixar em branco, pois a magento irá gerar uma para você.

Após todas as alterações, clique no botão "continue".



6- Pronto, sua magento está instalada. Guarde a sua chave de criptografia de sua magento.



6.1- Clicando em Frontend, ou indo a URL onde você fez o upload de sua magento novamente, você verá como a sua loja está sendo exibida para seus clientes.



6.2- Clicando em Backend, ou indo a URL á sua URL de administração, você irá ir a área administrativa de sua magento, lá você precisará entrar com utilizador que você criou na instalação.


Após você entrar na administração você poderá ver/editar/criar quase tudo em sua loja.



Qualquer dúvida é só deixar um comentário que eu posso fazer um post sobre isto.

0 comentários:

Postar um comentário