Pages

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Como colocar a Magento em manutenção (mensagem de manutenção traduzida) - Tutorial

Apartir da Magento 1.4 foram feitos algumas alterações em como os erros são mostrados junto com uma maneira fácil de por sua loja em modo de manutenção.

Se você checar o arquivo index.php das magentos mais novas, você notará uma coisa interessante, ele verifica a existência do arquivo "maintenance.flag" na raiz da loja, se for encontrada sua loja é colocada em modo de manutenção. Uma página é exibida, com a mensagem de Serviço Temporariamente Indisponível, Por favor, tente novamente mais tarde. Lembre-se que a administração não pode ser acessado no modo de manutenção, juntamente com a loja.


Desde a versão 1.4.0.0 Por razões de segurança o traço na página de relatório de erro Magento é desabilitado por padrão. O "número de ​​erro de log" não dá qualquer informação sobre o erro.  Para habilitar a cópia do rastreio  errors/local.xml.sample ao errors/local.xml siga as instruções descritas no arquivo.


Desenvolvedores devem ter notado que os erros também não são mais exibidos como antes.
Por padrão, os logs de erro são colocados em /var/report,  nomeado pelo número de log mencionado. O arquivo local.xml é bem comentado, então abra-lo e verifique as possíveis opções de configuração.


Vamos começar!( caso sua loja já esteja no ar, faça do passo 3 o 3.1 )



1- Para colocar a Magento em manutenção, é bem simples, como dito acima, você precisa criar um arquivo com o nome "maintenance.flag", o arquivo pode ser em branco, não precisa ter nada escrito, na raiz de sua loja...




1.1 ou criar um em seu computador usando bloco de notas e fazer upload por FTP.




2- Assim que o arquivo estiver na raiz de sua loja, a sua loja irá mostrar tanto para o cliente, quanto para o administrador, uma mensagem de manutenção.


3- Agora a loja está em modo de manutenção, mas como você pode ver, a mensagem está em inglês, e está aparecendo a logo da magento, e o background padrão da magento.

Já que nosso foco é uma loja virtual em português brasil, então vamos alterar a mensagem, e também, o layout para que fique igual ao de sua loja.

Vá em "/errors/default/503.phtml", que é o arquivo referente à mensagem de manutenção. Dento da "<h1>" traduza o título "Service Temporarily Unavailable" para o que você achar melhor, e depois traduza a mensagem dentro do "<p>" "The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later." para o que você achar melhor.

Você pode mudar disto:



Para isto:


3.1- Como a logo e o background é todo no css, basta você entrar em "/errors/default/css/styles.css" e editar qualquer coisa do css da página de erro que você quiser, para deixar mais parecido com sua loja.


Ou caso você apenas queira trocar as imagens, basta você ir em "/errors/default/images" e editar as imagens.


4- Após as alterações que você desejava serem feitas em seu sistema ou quando você quiser retirar sua loja do modo de manutenção, simplesmente apague, ou renomeie o arquivo "maintenance.flag".




Qualquer dúvida é só deixar nos comentários.



2 comentários:

  1. Ola,
    Estou terminando um projeto de loja virtual em Magento e tenho uma cliente que é Adventista e deseja que a sua loja não receba pedidos no período de sexta-feira 18:30h até sábado as 18:30h. Nesse período a loja deveria exibir uma mensagem para o cliente voltar no dia seguinte. Pode me dar um help?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz, agora um desenvolvedor magento fez um módulo que cria automaticamente o modo manutenção. Editando ele você pode colocar para criar o arquivo na hora que você quer: https://www.magentocommerce.com/magento-connect/store-maintenance.html

      Excluir